Programação - Como Estudar
Uma das grandes questões para quem deseja aprender a programar um computador é como fazer para atingir esse objetivo, pois não é tarefa fácil para a maior parte das pessoas. Não quero aqui, neste O primeiro fator é possuir o desejo de programar computadores, é estar apaixonado ou apaixonada por esta idéia. É sentir dentro de sua mente esta vontade. Caso contrário, é sempre uma perda de tempo. Fazer o que não se gosta simplesmente por fazer ou para ganhar dinheiro é perda de tempo.
Existem duas maneiras de fazermos as coisas na vida, a certa e a errada. A forma errada nos obriga a refazer aquela tarefa que saiu com erro, nos obriga a concertar e se for esta a filosofia em que você acredita, esqueça, a programação de computadores não é para você. A forma certa, não trás nenhum problema e nos deixa livres para outras emoções. Na área de desenvolvimento de software é inadmissível ter em mente o meio certo, ou está certo, ou está errado. Não dá para ficar em cima do muro. Eu não conheço mulheres meio grávidas. Eu não conheço meio buraco. Ou é ou não é.
A partir do momento em que se tem na mente que a atividade de programação de computadores é o ideal profissional que se deseja e que não existirá em hipótese alguma o conceito de meio certo em sua vida, então estar-se-á pronto para iniciar a jornada de “aprendizado”.
O estudo de programação é uma atividade muito cansativa e estafante, pois exige do aprendiz e mesmo do mais experiente muita dedicação mental. É necessário exercitar a mente constantemente moldando sua forma de pensar dentro dos ditames técnicos operados por um computador.
A primeira tarefa é desenvolver o chamado “lógica de programação”. A lógica de programação deve ser exercitada longe de um computador. Primeiro é necessário aprender a “pensar” da forma como um computador opera, para depois programá-lo em vias de fato. Nenhum ser humano nasce falando e andando. Para correr, por exemplo, precisa saber primeiro andar, para andar é necessário primeiro se rastejar. Não se aprende adequadamente a programar um computador indo diretamente para uma linguagem de programação formal, aprenda primiro a se rastejar, depois a andar para então correr. O nosso aprendizado de vida segue um certo plano lógico divino.
Para aprender a trabalhar o raciocínio lógico nos moldes da programação de computadores é necessário aprender a fazer uso de algoritmos computacionais. Assim sendo, primeiramente aprende-se a “pensar” na forma como um computador opera, para depois programá-lo. Um bom começo é fazer um estudo do livro “Algoritmos – Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores” da Editora Érica (www.editoraerica.com.br), dos autores José Augusto N. G. Manzano e Jayr de Oliveira Figueiredo.
Após ter uma nítida noção do que é programar é aconselhável fazer uso de uma linguagem de programação de computadores de fácil utilização que permita a você ter a visão clara do que é a programação de computadores no computador. Para esta etapa, sugere-se o estudo do livro “Free Pascal – Programação de Computadores” da Editora Érica, dos autores José Augusto N. G. Manzano e Wilson Y. Yamatumi. A linguagem Pascal foi desenvolvida com o intuito original de ser uma linguagem para a prática da programação de computadores em nível acadêmico. No entanto, a linguagem se tornou uma ferramenta comercial e de grande uso mundial, estando atualmente em uso pelo ambiente de desenvolvimento Delphi da Borland.
Em seguida é interessante aprofundar o estudo da lógica de programação focando o aprendizado do tema “estrutura de dados” e para iniciar este estudo leia o livro “Estrutura de Dados Fundamentais” da Editora Érica, do autor Silvio do Lago Pereira. Depois faça um estudo dos dois volumes do livro “Estruturas de Dados para a Construção de Software” da Editora da Ulbra (www.editoradaulbra.com.br), do autor Arthur Vargas Lopes.
A partir deste ponto ficará fácil aprender uma nova linguagem. Depois de cumprir as etapas anteriores experimente estudar nesta ordem as linguagens C, C++, JavaScript (desde que conheça HTML) e Java. Bom aprendizado a todos.
“Não cometa o suicídio mental de tentar aprender uma linguagem de programação orientada a objetos como muitos tentam fazer sem ter uma nítida visão da aplicação da lógica de programação (algoritmos e estruturas de dados). Ao achar que se pode ganhar tempo acaba-se perdendo muito mais do que se imagina. As pessoas se esquecem das fábulas contadas na infância. Não tente ser a lebre, seja a tartaruga, principalmente no aprendizado de lógica de programação, lembre-se de que o afobado come cru e quente. Antes de aprender POO siga os passos anteriores.”
Credito ao Forum Hardware e a publicação de Luanna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário